quarta-feira, 29 de junho de 2016

C E R T T O

   Eram quatro pessoas. Cada uma carregava consigo as cicatrizes da diferença. Não eram iguais, mas nem por isso opostos. Conversavam em baixo tom e tomavam café com torradas. Aguardavam o filósofo entrar na sala.
   Um quinto entrou, irrompeu da porta e ganhou todos os olhares.
  "Eu estou sempre certo" - afirmou com convicção. Os presentes refletiram por alguns instantes.
  "Se pode afirmar que está sempre certo, se afirmar que está errado, não estará certo!" - comentou um dos presentes ao servir-se de uma calorosa xícara de café morno.
  "Se eu estiver certo de que estou errado, continuarei estando certo, ainda que esteja errado" - respondeu. Os presentes pensaram por mais alguns breves instantes.
   "Você está sempre certo.Correto?" 
   "Correto"
   "E se afirmar que está sempre errado?" 
   "Não o faço, porque não estou" - As xícaras, torradas e talheres tilintavam pela sala aos breves movimentos dos presentes. O filósofo permaneceu em silêncio.
   "Errar é humano" - comentou um dos presentes.
   "Certamente" - respondeu o filósofo.
  "Se está sempre certo, não é humano, portanto, está errado, pois é humano"- concluiu com o peito inflado de ar.
  "Estar sempre certo não significa estar isento de erro. Me refiro como certo a tudo aquilo que é lógico. Todas as minhas ações estão certas pois são lógicas. Se eu jogar este pequeno lápis para cima tentando acertar a lamparina, o que acontecerá?"
  "É uma resposta mista: Pode acertar e pode errar."
   "E se eu errar?"
   "Não estará certo!"
   "Errado seria se ao invés do lápis cair novamente em minha mão, ele permanecesse no ar, pairando como uma pluma"
   "Isto é ilógico!"
   " E é por isso que não é certo! O erro é certo porque, até ele tem uma origem, uma explicação e participa de uma engrenagem lógica. Todos estamos conscientes de nossos erros ao tentar algo, mas fazemos tentando não cometê-los, mas sabemos dos eventuais efeitos que isso pode causar"
   "As vezes não sabemos"
   "Mas eles existem apesar disto. Pode ter consciência ou não, mas eles estarão lá."
  "Então, errar também é estar certo?"
   "Totalmente. Melhor ainda quando conseguimos admitir o erro. Maravilhoso quando conseguimos repará-lo. Divino quando conseguimos fazer as duas coisas sem danar alguém"
  "Você está, sem dúvida, sempre certo" - comentou um presente na sala.
   "Não só eu, companheiro. Todos nós. Exceto deus, deus é ilógico para nós, portanto, nunca estará certo para nós."

Nenhum comentário:

Postar um comentário